Novo salário mínimo em 2023: O que muda para os trabalhadores?

esocial empregada doméstica | Doméstica Simples

O novo salário mínimo de 2023 que entra em vigor a partir de 1º de maio é uma informação importante para todos os empregadores, especialmente aqueles que contratam empregados domésticos. Afinal, é fundamental que os empregadores fiquem atentos às mudanças nas leis trabalhistas e se adaptem às mudanças.

A partir de 1º de maio, o salário mínimo passará a ser de R$ 1.320, um aumento de R$ 18 (1,38%) em relação ao valor anterior. Isso significa que os empregadores domésticos precisarão ajustar o salário de seus funcionários que ganham o salário mínimo. O reajuste do novo salário mínimo deve ser realizado no portal do eSocial. Além disso, é importante lembrar que outros direitos trabalhistas também devem ser respeitados, como a jornada de trabalho, as férias, o décimo terceiro salário e as horas extras, por exemplo.

Empregadores domésticos precisam estar atentos às mudanças no salário mínimo em 2023 e nas leis trabalhistas

Os empregadores domésticos precisam estar atentos às mudanças no salário mínimo e nas leis trabalhistas para garantir que estão cumprindo suas obrigações legais e oferecendo um ambiente de trabalho saudável para seus funcionários. Além disso, o descumprimento das obrigações trabalhistas pode resultar em multas e processos judiciais, prejudicando o empregador e afetando sua vida financeira. Portanto, é fundamental que estejam sempre atualizados e cumprindo as leis trabalhistas, garantindo o bem-estar dos seus funcionários e evitando problemas futuros.

Como realizar a alteração do salário mínimo no portal do eSocial

  1. Entre no Portal do eSocial
  2. Selecione Ajustar Salário
  3. Digite o novo salário e a data da vigência do novo salário
  4. Clique em Confirmar
  5. Pronto! O salário do seu funcionário já estará registrado com o novo valor

Como confirmar se o salário foi reajustado de forma correta

  1. Volte para página inicial do eSocial
  2. Selceione Gestão de Empregados
  3. Clique em cima do nome do funcionário
  4. Ponha o botão do mouse por cima de Dados Contratuais
  5. Selecione a opção Consultar ou Alterar Dados Contratuais
  6. Na página seguinte procure o campo Salário base e verifique se o valor confere com o valor do novo salário

A importância de contar com uma assessoria especializada na hora de contratar uma empregada doméstica

Uma assessoria especializada pode ser extremamente útil na hora de contratar uma empregada doméstica, pois oferece suporte jurídico e administrativo para o empregador. Contratar um profissional sem conhecimento prévio das leis trabalhistas pode resultar em problemas futuros, como multas e processos judiciais.

Além disso, a assessoria especializada pode oferecer orientações sobre as obrigações trabalhistas compatíveis, incluindo o registro adequado no eSocial doméstico, emissão correta das contribuições devidas e recibos de pagamento, além de um suporte totalmente especializado no assunto.

Dessa forma, a importância da assessoria especializada na hora de contratar uma empregada doméstica está em garantir que o empregador compre todas as obrigações legais e reforçadas um ambiente de trabalho saudável e justo para o empregado, evitando problemas futuros e garantindo a tranquilidade da casa.

Como a Doméstica Simples pode facilitar sua vida

A Doméstica Simples nasceu com o intuito de facilitar a vida do empregador doméstico, que além de precisar trabalhar e cuidar da família, ainda precisa perder horas do seu tempo para fazer trabalhos chatos, complicados e burocráticos que envolvem o registro e a gestão de um empregado doméstico.

Assinando nossos serviços você não precisa se preocupar com mais nada. Nós cuidamos de tudo, desde os registros, cálculos mensais da folha de pagamento, gestão do eSocial e emissão da guia do eSocial (DAE). Tudo isso é enviado mensalmente por e-mail e também por meio do nosso aplicativo do assinante.

Com a Doméstica Simples, você pode fazer tudo de forma online, sem precisar se preocupar com obrigações. Isso significa que você economiza tempo e dinheiro, podendo investir no que realmente importa: a sua família.

Outras publicações da Doméstica Simples